Coxinha de Brócolis [Especial Veggie]
17:50Heeey! Tudo bem? No post de hoje eu vim apresentar mais uma receita, desta vez uma receita vegetariana e que fica uma delícia. Brócolis é um troço meio místico para muitos, para mim também era, mas aprendi a lidar e hoje em dia amo de paixão. A receita é a mesma para fazer a convencional, é só trocar o recheio. Bem, vamos lá...
Já irão completar 6 meses que não como mais nenhum tipo de carne e nem derivados. Desde muito tempo atrás vinha com a vontade de virar vegetariano, até que tive coragem e ajuda de alguns amigos. Com isto busquei também ter uma vida mais saudável, diminui o consumo de doces, refrigerantes, e alimentos industrializados. Também tive que adaptar minha alimentação para uma dieta rica nos nutrientes que preciso e me adequar, comecei a comer muita coisa que antes não gosta nem de ver, e nunca tinha experimentado, um exemplo é o próprio brócolis, beterraba e diversos grãos. Esta semana senti muita vontade de comer coxinha, mas nunca gostei do recheio, era mais pela massa, então adaptei a receita e fiz uma versão veggie. FICOU ÓTIMA! Confira como fazer:
Você vai precisar de:
• 500 gramas de farinha de trigo
• 150 gramas de manteiga
• 1 batata média
• 1 litro de água
• 1 ovo
• 1 xícara de leite (para empanar)
• Farinha de rosca (para empanar)
• Um brócolis médio (recheio, pode ser substituído)
• Sal ou tempero a gosto
Recheio:
É importante começar pelo recheio, ele não pode estar quente na hora de dar forma as coxinhas. No meu caso irei fazer a vegetariana com brócolis, mas você pode utilizar o recheio de sua preferência, inclusive o tradicional. Para o recheio desta usei um brócolis médio, rendeu 6 coxinhas, como só eu como aqui em casa, está ótimo. Em uma frigideira coloquei uma colher de manteiga e joguei os brócolis cortadinhos em pedaços pequenos e bonitinhos, aí deixei pegar aquele verdinho maravilhoso e ficou mais um pouco para cozinhar. Reserve.
Massa:
Cozinhe a batata e faça um purêzinho dela, é só amassar, reserve. Em uma panela maior adicione 1 litro d'água, o sal ou tempero e a batata. Após aquecer um pouquinho coloque a manteiga e espere ela derreter, não deixe ferver. Aí é só ir adicionando a farinha aos poucos e mexendo, não adicione tudo de uma vez para não empelotar. Depois de toda a farinha já ter sido colocada é só ter força e fé, não pare de mexer. É melhor usar uma colher de pau, pois ela dá mais controle e auxilia na hora de dar ponto á massa. Aos poucos ela irá pegar a consistência de massa e não pare nunca de mexer, dá uma cansadinha, mas bem básico. Quando ela começar a desgrudar da panela é a hora em que ela te pede pra sair dali.
Taca ela numa pia, bancada ou alguma coisa em que você possa sovar depois, deixe lá por uns 5 minutos para dar uma esfriadinha, imagina a cara da falsiane e soca a massa como se não houvesse amanhã... 5 minutinhos tá ótimo.
Hora de dar forma pra Sra. Coxinha. Não precisa ser formado em design de coxinhiores pra fazer uma apresentável. É só colocar o recheiozinho no meio e fechar, por si ela já faz a pontinha e é só ir moldando.
Depois de ter feito todas é só empanar e fritar. Para empanar você vai precisar de farinha de rosca, uma xícara de leite e ovos. Em uma vasilha coloque o leite e o ovo, dá uma batidinha só para misturar e ok... em outra coloque a farinha. Passe a coxinha na farinha e depois no leite e novamente na farinha, isso vai deixar ela muito mais crocante. Aí é só fritar! Em uma panela um pouco maior que a coxinha coloque óleo suficiente para cobri-lá, espero o óleo esquentar e arrebenta! Quando ela começar a dourar é a hora de tirar, eu gosto dela um pouco mais moreninha, então deixo um pouquinho mais.
E TADÃÃÃÃÃM! TÁ PRONTA!

Asseguro pra vocês: fica tão boa quanto na foto!
Bem, foi isto! Espero que tenham gostado e que tentem fazer em casa!
Vocês pediram lá no grupo, então tentarei trazer mais receita vegetarianas pra cá, deixe sua sugestão nos comentários!
Abraços e até o próximo post! 
Animais são amigos, não comida!

0 comentários