­

Resenha - A Evolução de Calpúrnia Tate

16:28


Olá, pessoal! Tudo ok? No post de hoje eu trouxe a resenha de "A Evolução de Calpúrnia Tate", um livro que eu já comentei aqui no blog e estava morrendo de vontade de ler e finalmente consegui. Bem, vamos logo para a resenha...


Desde que bati o olho nesta capa fiquei louco para comprar, achei simplesmente maravilhosa, rica em detalhes e ilustrações que remetem e que chamam o leitor para uma história fantástica. Bem, não foi bem assim...

No livro nós acompanhamos Calpúrnia Tate, a única garota entre seus 6 irmãos. Ela vive em uma espécie de chácara/fazenda no Texas e começa a ficar intrigada com algumas coisas que vai percebendo, como por exemplo porque os gafanhotos amarelos são maiores que os gafanhotos verdes. Calpúrnia começa a anotar todas as suas dúvidas e questionamentos em uma caderneta, até que resolve perguntar ao seu avô, que não interage muito com a família, passa sua vida dentro da biblioteca. Ao perceber o interesse de Calpúrnia pelo naturalismo e pela ciência ele mostra o que passa seu tempo fazendo na biblioteca, ele dedica seu tempo realizando pesquisas e catalogando espécies, o que deixa os olhos de Calpúrnia brilhando.

O livro se passa em 1889, época em que Charles Darwin lançou o livro "A Evolução das Espécies", e o livro gira em torno dessa pesquisa. Mas também nesta época a ciência não era muito levada a sério, muito menos para mãe de Calpúrnia que quer que a filha se dedique a aulas de piano, culinária, tricô e costura... Mas tudo isso é um saco para Calpúrnia, então ela começa a sair em algumas expedições com o avô em busca de novas espécies e é em uma desta expedições que eles encontram uma plantinha sem graça mas muito estranha. Coletada a planta eles enviam para Washington para análise e aí fica aquela tensão da espera para saber a resposta, mas naquela época não existia sedex, então demoraria meses para a resposta chegar, aí vai se desenrolando o drama da mãe de Calpúrnia em prendar a filha.


Tive certa dificuldade em progredir a leitura, pois estou acostumado com livros com mais ação e agilidade dos fatos, mas o livro é muito simples, nada me surpreendeu. Mas o livro tem em sua essência uma certa paixão, se você se envolve por temas como ciência, biologia e naturalismo, com certeza é para você!

De certa forma também me decepcionei após concluir a leitura, pois fui com muita sede ao pode pensando que seria um livro que me faria delirar, infelizmente não foi a vez. Mas isto não tira a magia da simplicidade da obra, realmente é a forma simplória da narrativa e da Calpúrnia que não me fez desistir da leitura.


Dados do livro:
ISBN-13: 9788567028415
ISBN-10: 8567028418
Ano: 2014

Páginas: 384
Idioma: português 
Editora: Única



Bem, acho que foi isto... Espero que tenham gostado! Estou feliz, pois consegui concluir minha lista de leitura de férias antes de acabar minhas férias, então vamos dobrar a meta e trazer mais resenhas por aqui! hehehe! Obrigado pela visita e até o próximo post, abraços! 

Você também pode gostar de:

0 comentários