Turistando com Cedrico! - "Zoo de Curitiba, histórias engraçadas e como está o parque!"

23:13


Olá pessoal, como estão? Hoje eu saí do trabalho e fui direto ao Jardim Zoológico de Curitiba, já faz um certo tempo que não frequento o parque e estava com vontade de sair e não só ficar em casa. O post de hoje será um compilado de coisas que lembrei e aconteceram durante a minha visita ao parque. Eu também levei o Cedrico, o meu mais amado amigo Gnomo, ele ainda não está muito habituado com a cidade grande e a movimentação, e tinha certeza de que ele iria adorar! Vamos lá?!...




Bem, logo de início vou avisando, apesar do turistando de hoje ser no Jardim Zoológico de Curitiba, eu não consegui tirar nenhuma (N-E-N-H-U-M-A) foto "descente" dos animais. Na verdade não se tinham muitos animais lá, não tanto quanto na época em que eu era criança e ia frequentemente lá! Foi a primeira vez que me senti realmente mal, pode ser culpa do tempo e de minha mudança de ponto de vista e percepção, mas não me senti bem vendo eles lá enjaulados, presos. Os animais estão em um ambiente totalmente desproporcional ao que deveria ser o habitat natural deles, eles não pareciam felizes e muito menos á vontade na frente de todo aquele pessoal. Mas enfim, o foco é o Credrico, depois voltamos comentando sobre a situação do Zoo!


Sempre me sinto tão bem quando estou em um ambiente sem buzinas, fumaça, sons de cidade grande, o verde me traz uma paz inexplicável, não sei dizer, só sentir. hehe. Aposto que com o Cedrico aconteceu o mesmo. O parque possuí 589 mil metros quadrados de puro verde, uma verdadeira fábrica de energia positiva, é muuuuito bom realizar caminhadas entre as árvores e plantas exóticas espalhadas pelo parque. 



O parque em si está ótimo e muito bem conservado, com boa manutenção e bem limpinho, que nos proporciona um passeio muito mais agradável. Cedrico me disse que adorou a organização do Parque! Hoje o parque não estava com uma grande movimentação, já teve vezes que tive que me espremer entre o pessoal para poder ver as "atrações". 




Em uma das vezes em que fui com meus padrinhos, nos meus 5 anos de idade, levei um baita susto, eu não me recordo bem, mas é o que eles me contam e sempre caímos na gargalhada. Nunca fui uma criança muito quieta, sempre estava aprontando algo e nunca parava quieto, quando estava-mos chegando na jaula dos hipopótamos resolvi sair correndo desesperadamente para ver os animais, mas quando cheguei perto das grades o hipopótamo se espantou com a minha empolgação e simplesmente resolveu abrir a boca e soltar um grito horrível, eu como uma criança sem noção fiz o que poderia ser mais óbvio no momento: Sai correndo e gritando como um verdadeiro maluco, e em vez de me socorrerem, ficaram rindo da minha cara! ¬¬ hehe. Ouve também uma vez em que caí da escada, irritei o jacaré, mais isso é fruto para um possível post mais para frente...


Agora voltando ao assunto dos animais... A areá do parque onde se localiza o zoológico está com um ar pesado e entristecido, pelo menos foi o que eu e Cedrico sentimos, os animais que encontramos ainda em suas jaulas não "esboçavam" nenhum sinal de felicidade e bem estar dentro daquele lugar. Muitos dos animais de grande porte estão em locais pequenos e fechados, que é o caso dos felinos. A segurança foi reforçada com mais uma barra de ferro e cerca viva, creio eu que seja pelo ocorrido do garoto que teve seu braço desmembrado por um dos tigres por descuido do pai no zoológico de Cascavel! São poucos os animais que ainda estão expostos, o urso não se encontrava em sua jaula, nem as lontras, o lobo, as zebras (Que descobri que vieram a óbito por falta de medicamentos!) quase não se notava a presença dos macacos pregos que existiam em grande quantidade. Não sei se eles estavam em algum cativeiro separado ou em tratamentos veterinários, mas resolvi pesquisar e encontrei que tudo está nesta situação mesmo, faltam muitos dos recursos necessários para que os animais possam ser mantidos em situações melhores. Foi espalhado por aí que os funcionários do parque realizaram uma "vaquinha" para poderem comprar alimento para o leão e os outros animais, a moça que comentou o ocorrido recebem até uma ameaça de processo, mas nada mais foi divulgado. 


Eu realmente não sei se este post irá chegar nas telas de algum representante da Prefeitura de Curitiba, mas eu gostaria de alguma nota ou esclarecimento sobre o que está acontecendo com o Zoo. E também peço um apelo para que tenham um olhar mais atencioso com os animais, eles merecem um tratamento melhor e mais cuidadoso, pois alguns deles sofreram muito antes de chegarem lá. 


Bem, venho encerrar o post com esta foto do pato-dinossauro, que foi muito simpático e nos acompanhou durante um longo tempo. Obrigado pato-dinossauro! E espero que vocês tenham gostado do post, não foi um mosto muito prazeroso de se ler, mais também não foi muito escrevê-lo! Se alguém souber mais alguma notícia sobre o parque, peço que me envie um e-mail (Herick.only@hotmail.com) ou comente aqui em baixo! Grato e até logo com mais posts e o Cedrico para vocês! :D

O horário de funcionamento do parque é de terça-feira a domingo, das 8h30 às 17 horas! E fica localizado na Rua João Miqueletto, no Alto Boqueirão!

Você também pode gostar de:

0 comentários