Resenha | Magnus Chase e os Deuses de Asgard - A Espada do Verão
17:21
YEEEEEEEY! Como estão vocês? Confesso que estou felizinho, consegui terminar o novo livro de Rick Riordan pela madrugada. E no post de hoje eu trago a resenha do primeiro volume da série nórdica de Riordan, Magnus Chase e os Deuses de Asgard - A Espada do Verão. Bem, vamos lá...
Antes de iniciar a resenha devo falar de um post que fiz por aqui, Teorias sobre Magnus Chase. Assim que lançou a capa na mídia tentei decifrar todos os simbolismos que nela escondiam para poder tirar uma pequena sinopse do que poderia se aguardar do livro, posso dizer que eu estava certo. Para quem quiser ler o post é só clicar AQUI.
Magnus Chase tem 16 anos, vive em Boston e é morador de rua, Magnus virou morador de rua após sua mãe morrer há 2 anos. A vida de Magnus é tranquila, ele já tem as manhas de como conseguir roupas limpas e comida, também é acompanhado por outros dois, Blitz e Heart, Heart é mudo e usa a linguagem dos sinais para se comunicar. De repente Magnus é informado de que um homem e uma garota estão entregando folhetos com sua foto e um grande PROCURA-SE impresso. Randolph e Annabeth, tio e prima de Magnus. UOOOOU. (Rick já tinha avisado nas redes sociais de que Magnus e Annabeth seriam parentes.) Randolph revela a Magnus que ele é filho do deus do verão e da agricultura, Frey, e que corre grande perigo. Rola uma confusão com Gigantes do Fogo envolvendo a Espada do Verão, uma espada mágica e super afiada, é muita informação para Magnus absorver, logo após acontece uma batalhazinha, a espada é perdida e Magnus é morto. [Cortei uma parte por motivos de spoiler.]
Magnus acorda em um lugar estranho mas muito esplendoroso, um hotel, pós-morte. Magnus fica meio: What the fuck? - Confesso que tive a mesma reação, o início do livro é muito corrido e é muita coisa acontecendo que chega a dar um nózinho na mente. Magnus chega ao Hotel Valhalha, para quem é ligado em mitologia sabe que Valhala é o lugar para onde vão os guerreiros que morreram com honra, e é para lá que Magnus vai, sim, ele realmente morre. Rick sabe como transformar um assunto mais agradável, foi assim com todas as suas histórias, ele mistura coisas atuais e modernas trazendo um ar mais leve e bacana para o leitor.
Como eu disse, minhas teorias estavam certas, o livro contém muito simbolismo, as runas aparecem constantemente no livro, elas são de grande importância e utilidade. Blitz e Heart também tem muita importância na história, os dois são Annabeth e Grover para Magnus, mas também tem Sam, que é uma Valquíria. As Valquírias são tipo caça-talentos, elas que escolhem os guerreiros para serem levados para Valhala, elas são tipo as ninfas, ajudam em diversas atividades dentro do hotel. Magnus "recebe a missão" de recuperar a Espada do Verão e evitar que Fenrir, o lobo monstruoso que está se soltando das suas amarras e ameaça iniciar o Ragnarök. Durante a jornada Magnus encontra deuses, gigantes, elfos e diversas outras criaturas, também descobre sobre várias coisas sobre a cultura nórdica.
Rick conseguiu criar um personagem muito mais interessante do que Percy, Magnus é muito mais divertido e irônico, posso dizer que sou eu, é o personagem com que mais me identifiquei até agora. O autor sempre mistura elementos atuais e com muito humor, em certo ponto até Taylor Swift foi citada. A narrativa de Rick continua interessante e fluí muito bem, li o livro tranquilamente e a cada linha me interessava mais pela história, fiquei a madrugada toda lendo, até faltei aula, hehe. Riordan poderia ter pego um pouco mais afundo o esquema da mitologia, algumas coisas ficaram meio soltas, mas nada que atrapalhe no entendimento do livro. Li em e-book, infelizmente não posso avaliar o trabalho gráfico impresso, mas o e-book está muito bom e com uma diagramação ótima. Que a capa está muito bonita já é explicito e nem preciso dizer.
Já temos o nome da continuação: Magnus Chase e o martelo de Thor. Estou muito ansioso, deve estar previsto para 2016!
Nota: ☼ ☼ ☼ ☼ - O livro é ótimo, envolvente e divertido. Super recomendo.
Dados do Livro:
ISBN-13: 9788580577952
ISBN-10: 8580577950
Ano: 2015
Páginas: 448
Idioma: português
Editora: Intrínseca
Mapa dos 9 mundos.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Espero ter sido breve, tentei. Realmente me surpreendi e correspondi minhas expectativas, que eram quase zero. Espero que tenham gostado. E vocês, já leram, pretendem ler, o que acharam? Deixe sua opinião aqui nos comentários! O blog está retomando o ciclo de posts agora, espero que meu inferno astral não atrapalhe em nada, haha. Até o próximo post, tchau. Abraço!
0 comentários