Desculpe o transtorno, precisamos falar sobre livros nacionais
21:37
Já que eu sou escritora nacional, nada mais justo do que apresentar motivos e vantagens em ler livros nacionais!
Certo?
(CERTÍSSIMO!)
O preconceito literário ainda persegue os nacionais contemporâneos, o que é a coisa mais estupidinha ever (sério, não faz sentido nenhum!). Então resolvi trazer algumas verdades, alguns fatos e minha própria opinião sobre livros nacionais.
O mais legal (na minha opinião) é saber que:
Seu autor favorito mora no mesmo país que você.
Isso significa que você pode encontrá-lo em um evento na sua cidade! E ainda abraçá-lo e agradecer por ter escrito aquele livro maravilhoso que significa tanto para você! E, de quebra, você pega um autografo bem bonitão no seu livro. Não consigo imaginar coisa mais incrível que isso para qualquer leitor.
Seu autor favorito fala a sua língua natal
Graças a isso você vai poder cruzar com ele na Bienal, dar uns gritinhos histéricos e perguntar QUAL O MOTIVO A RAZÃO dele ter matado seu personagem favorito, separado seu casal favorito ou simplesmente ter destruído seus sentimentos com um final arrasador.
(Você provavelmente vai confirmar a teoria de que escritor não sofre, só ri e toma chá com o diabo, mas ainda assim é muito válido <3 ).
Você valoriza a sua cultura
Comprando um livro nacional, você vai abrir uma cadeia de sucessões (todas benéficas). Quando você compra um livro de um autor nacional (famoso ou não), você estará dizendo que valoriza SIM a sua cultura e não adere a síndrome vira-lata. Você ajuda um escritor a cresce, alimenta sonhos. Você movimenta o mercado literário e prova que os leitores leem histórias que se passam no nosso país maravilhoso.
Comprando um livro nacional você está abrindo o coração e aceitando que, apesar de gostar muito de livros gringos, sabe que existe talento na nossa terrinha.
Resumindo: você é o cara.
Quando você lê um livro nacional existe maior identificação
Essa é uma verdade inegável! Não existe coisa mais incrível do que conhecer as gírias que estão sendo usadas, conseguir visualizar os locais citados com clareza (afinal, você já esteve em quase todos eles) e entender as piadas internas sem precisar de notas do tradutor no rodapé da página. Admite, vai: é ótimo.
Lendo e aprendendo
Ceeeeerto. O livro se passa no Brasil, mas em uma cidade que você nunca (ou ainda) não visitou. Isso não é problema também! Já dá para aprender curiosidades, expressões, talvez até planejar uma viagem até lá por causa do livro lido. Já pensou? Aí sim!
Mas acima de tudo:
gratidão.
Os leitores para nós, escritores, são tudo.
Absolutamente tudo!
Então, gratidão é nossa palavra e muitas vezes faltam palavras para expressar o quanto amamos e precisamos do apoio e carinho de vocês <3
Isso não significa que você precise trocar os livros estrangeiros por nacionais. Pelo contrário! Dá muito bem para conciliar os dois e descobrir tesouros maravilhosos na nossa literatura.
...
Espero que esse post tenha aberto mentes e que traga mais leitores para o lado nacional da força! Beijão no coração, gente!
#euleionacional
0 comentários