Resenha - Os Goonies ☠
13:44
Olá marujos, digo, pessoal. Como estão? Bem, como eu disse, agora os posts do blog começarão a voltar a ser frequentes. E hoje eu vim trazer uma resenha do livro Os Goonies, eu havia comprado ele há um tempo, e já coloquei várias fotos dele aqui. Então chega de blá blá blá, e vamos ao post...
Vou fazer como estou fazendo ultimamente, primeiro a resenha, e logo após alguns comentários sobre o livro, a adaptação cinematográfica e sobre a minha edição.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A história acontece em uma Cidade chamada Astoria, mais precisamente nas Docas Goon, e é daí que surge o "termo" Goonies, um grupo formado por Mikey, Bocão, Gordo e Dado que são os protagonistas da história, O livro se passa em primeira pessoa, pelo lado de Mikey, o fundador dos Goonies. Dentro do enredo do livro, vários personagens vão aparecendo, como Andy, uma garota muito bonita, que Brand, o irmão mais velho de Mikey, é apaixonado. Stef, que é amiga de Andy, e não tem muito espaço no livro, e Slot, um homem especial, ele tem alguma doença, que não sei qual é, pois ele também tem o rosto deformado. E os Fratelli, uma família de criminosos formados por Mama, uma velhinha e seus dos filhos, Francis e Jake. Depois de uma primavera, os moradores descobrem que Elgin, o dono do um clube, é dono das terras e que tudo estava "hipotecado", e Elgin resolve executar a hipoteca, e todos terão que sair das terras, para a construção de um campo de golfe para o clube. As ordens de despejo chegam, e no último dia o grupo resolve se encontrar pela última vez,até que todos se separassem. Todos se encontram na casa de Mikey, e ficam entediados, até que Bocão resolve subir ao sótão, o lugar proibido, onde o pai de Mikey guardava coisas do Museu em que trabalhava. Mikey acha uma péssima ideia, e não consegue impedir os amigos de subir. Chegando lá ficam todos encantados com os quadros e armaduras históricas, até que Gordo, o mais atrapalhado resolve brincar com uma pintura e acaba deixando-a cair no chão. Mikey fica horrorizado, e começam a recolher os cacos e encontram um dobrão (Tipo uma moeda bruta.), uma chave em forma de cadeira e um mapa cheio de detalhes, marcando um suposto tesouro. Como este abaixo:
O grupo de amigos enxergam uma oportunidade de conseguirem recuperarem os terrenos, e as Docas Goon, mas o irmão de Mikey, Brand, não deixa eles saírem em busca do tesouro de Willy Caolho. Então criam um plano, e prendem Brand com um aparelho de musculação, e fogem. Chegando a praia indicada no mapa, seguem os passos e as coordenadas, que dão direto a um restaurante antigo caindo aos pedaços. Resolvem entrar, mas antes de entrar Gordo vê o carro dos Fratelli cheio de tiros de pistola, mas fica paralisado sem conseguir dizer nada para ninguém. Ao entrarem são barrados por Mama, que acaba botando medo nos garotos, mas que encontram uma brecha e conseguem fugir para o porão do restaurante, mas Gordo é encontrado e é levado para a sala onde Slot fica trancafiado, mas o resto do grupo acaba seguindo caminho ao tesouro. Resumindo um pouco, eles encontram o caminho ao tesouro, e seguem, mas passam por vários apuros com armadilhas e túneis estreitos. E finalmente encontram o Navio de Willy Caolho com todo o seu tesouro dentro, e Mikey resolve guardar algumas jóias em um saco de bolinhas de gude, e depois colocam tudo que conseguem no bolso, e vão procurar a saída da caverna para recuperarem as Docas. Mas são surpreendidos pelos Fratelli, e são rendidos, e obrigados a dar o tesouro para os bandidos (Menos o saco das bolinhas de gude.). Mas, são surpreendidos novamente por Slot, e Gordo, que viraram unha e carne. Slot desconta toda a ira por ter sido trancafiado por Mama, e amarra os bandidos, mas novamente passam por apuros, a caverna começa a desmoronar. Todos conseguem fugir por uma fenda em uma das paredes da caverna e vão para a praia, onde a guarda-costeira está a procura do grupo. Os pais reencontram os garotos, e a família de Gordo resolve adotar Slot, e Mikey tira o saco de bolinhas de gude do bolso, todos ficam felizes e começam a festejar, menos os Fratelli que foram para a prisão, Mikey consegue pagar a hipoteca de todos os moradores das Docas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bem, desculpe se esqueci de alguma coisa, mas já faz algum tempo que li. Agora vamos falar um pouco do livro, que na verdade é a adaptação de um filme, sim, os desenvolvedores do filme, acharam que a história do filme daria um bom livro, então o livro foi criado a partir do roteiro do filme. E como sempre o livro tem mais detalhes, apesar do filme ter saído antes. O filme foi lançado nos anos 80, e o livro lançou quase na mesmo época, pela editora Record, mas a editora Darkside comprou os direitos e lançou duas edições, a normal em brochura, e a limitada em capa dura que acompanha um mapa. A história foi criada por Steven Spielberg, mas foi desenvolvida por James Kahn. Oque não torna nem o filme, nem o livro ruins, as duas adaptações são incríveis. Bem sei que é pirataria e tal, mas vou deixar o link do filme aqui em baixo pra vocês assistirem porque realmente é muito bom.
Características do Livro:
Editora: Darkside
Lançado: 1985-2012
Escritor: Steven Spilberg e James Kahn.
Link do Filme: http://megafilmeshd.net/os-goonies/
Bem, espero que tenham gostado do post de hoje. Obrigado pela visita e até o próximo post!
0 comentários