[Resenha] Habitantes do Cosmos: Artemísia
22:32Heeeeeey! Como estão? No post de hoje eu vim trazer a resenha de "Habitante do Cosmos - Artemísia", recebido através de parceria com a autora. Segundo volume da série, mas podem ser lidos individualmente. O livro trata de "problemas" antigos que estão presentes com muito força nos tempos de hoje. Confira:
O livro narra a história de Artemísia, acompanhamos seu crescimento até um certo ponto onde a vida dela é realmente moldada por ela. Artemísia teve uma infância um pouco perturbada e sofria com as regras rígidas que eram impostas a ela. Logo no início vem os primeiros casos opressores ao sexo feminino e também sua inferiorização. Os recursos da Terra já estão quase todos escassos pela destruição que os próprios habitantes vieram causar, por conta disso tiveram que procurar um novo lugar para viver e não trazer a extinção dos humanos. Coisa que já está acontecendo, temos como exemplo as pesquisas de possível vida inteligente fora da terra, achamos um planetinha e o povo já vai dar um jeito de se enfiar lá.
Artemísia acaba fazendo uma coisa que deixa seu pai totalmente irado, isso acaba a marcando desde pequena e trazendo uma certa angústia dentro de si. Ela sabe da própria capacidade, Artemísia é uma mulher determinada e muito focada, ela é especial...
Artemísia passa a buscar pelo Cosmos mestres que lhe passem seus conhecimentos, ela busca tentar desvendar o real sentido da vida. Mas além de absorver estes conhecimentos ela se se envolve de mais com diversos pontos e também com os seus mestres. Tudo gira e se passa em diversos planetas e sociedades que foram se formando, adaptando e criando seus métodos, alguns deles não muito agradáveis. É tudo bastante filosófico e muito bem estruturado.
O foco principal do livro é a discussão de gênero, tanto que o livro nasceu daí. A autora conversava com um amigo que soltava argumentos ridículos e machistas, o "coitado" deve estar jogado no chão depois de uma dessas. O livro é uma mistura de diversos mitos, histórias e culturas, passamos por diversos lugares na história e conhecemos sobre diversas figuras e seres, achei maravilhoso. Francélia soube muito bem utilizar e explorar os temas a partir de elementos de diversas culturas do mundo, passamos pelas tribos indígenas, pela mitologia greco-romana, uma mistura doida de astrologia com o mundo paralelo, incrível. Gostei muito do planejamento e descrição dos cenários do livro, ativa o imaginário do leitor de uma forma que nos sentimos lá dentro, cheguei até sonhar com algumas passagens.
O trabalho gráfica da capa está IN-CRÍ-VEL! As folhas são amareladas e com uma fonte super agradável. Os capítulos são pequenos e facilitam a leitura rápida, a narrativa fluí muito bem.
O livro é maravilhoso, trabalha um pouco nos seus métodos de pensar e encarar algumas coisas na nossa sociedade. Fiquei com muita vontade de ler o primeiro, espero que ocorra em breve.
Muito obrigado pela visita, é sempre bom ter vocês por aqui. Obrigado, Fran! Adorei o livro, sucesso sempre! :) Espero que tenham gostado do post e até logo. Abraço! :D
0 comentários