1 ano sem comer carne - o que mudou e dicas para se tornar vegetariano
22:27Desde que eu me tornei vegetariano eu sabia que isso ia acontecer. Chegou a hora de falarmos sobre vegetarianismo e a minha experiência após um ano sem consumir carne e derivados, lembrando que sou vegetariano e não vegano! Confira:
Já faz pouco mais de 1 ano que tomei a iniciativa e decidi me tornar vegetariano. Não quero dar lição de moral em ninguém e muito menos "doutrina-los" de uma forma negativa ao movimento, só vou expor minha visão e como tudo aconteceu comigo, se você se sentir acolhido e pronto para participar da causa é lucro! ;)
Tudo começou em um rolê com minha amiga Lana, ela é vegetariana a um bom tempo e durante uma conversa uma sementinha brotou em mim, bastava em cultivar. Foi aí que eu comecei a olhar tudo de outra forma, a hipocrisia de ter um animalzinho de estimação e comer outros, a crueldade, a procedência e todo o caminho que a carne passava até chegar ao meu prato... comecei a ficar enjoado e muito mal, aí a Mel (Blog Serendipity) lançou um vídeo sobre o assunto no seu canal e foi o divisor de águas, ali foi o momento decisivo.
Minha família de ambas as partes são daquelas que comemoram tudo com carne, aniversários, feriados, finais de semana, viagens, mas eu nunca fui tão chegado a comer carne, já não comia carne suína e nem aves, então não foi assim tão complicado. Por outro lado eu era louco por fast food e junk food, então desapegar foi mais difícil nessa parte. Hoje posso dizer que felizmente não lembro mais do gosto e não sinto falta alguma. Calma, você definitivamente não vai ter de deixar de comer hambúrguer, o Burguer King e o Subway tem uns dos melhores sanduíches vegetarianos e são hiper acessíveis. Outro ponto que foi e ainda é super chato é a questão da aceitação geral, família, amigos e conhecidos, rola um certo bullying e piadinhas de mal gosto, mas depois de um tempo você acostuma e leva numa boa, no stress.
Eu era super "uhgggg!" com vegetais, legumes e algumas verduras, nunca tinha comido rúcula e hoje sou apaixonadoooo, sério, melhor coisa. Se sua preocupação é por conta da reposição dos nutrientes ou a carência deles, relaxa! Abra sua mente e sua boca, experimente tudo e tire suas conclusões, brócolis, beterraba, cenoura, rúcula, agrião, pimentão, espinafre, feijão, grãos, cereais no geral e milhões de outros alimentos são super deliciosos, criam composições incríveis, diversificadas e são muito nutritivas. Se tem alguma coisa que me sinto realizado é com minha saúde, comecei a consumir alimentos naturais, sem muitos procedimentos que de alguma forma os alterem e que não prejudicam a saúde, só agregam, comparei um exame sanguíneo de quando eu ainda comia carne com um que fiz depois de cortar a carne e os resultados são muito melhores, meus níveis de nutrientes e vitaminas estão ótimos e sem nenhum problema.
No início não fui instruído e nem usei algum método para esquecer a carne de vez, mas separei algumas dicas que podem ser muito úteis e que funcionaram para mim.
• Siga feed's, páginas e blogs vegetarianos/veganos
• Busque por documentários, livros e materiais que tratem do assunto
• Defina metas na sua rotina e vá removendo aos poucos seu consumo
• Adicione vegetais e legumes com alto teor de ferro no início da dieta
• Evite locais onde a carne nem a crueldade animal reine
• Beba água quando bater aquela vontade
• Regre sua alimentação e inclua frutas nos intervalos
• Entre em contato com a natureza
• Vá a algum centro budista*, restaurante, feira ou festival veggie
• Converse e se informe com pessoas experiêntes no assunto
• Não escute os carnívoros
*no budismo o vegetarianismo é algo muito bem trabalhado e me auxiliou muito no início, aqui em Curitiba temos o templo Hare Krishna!
Bem, pessoal, acho que é basicamente isso, pretendo trabalhar e desenvolver mais o assunto em futuros posts, esse é só o início. Espero que tenham curtido e que em algum momento se permitam isso, é libertador! Até logo! Abraços!
0 comentários