Dicas para começar o seu primeiro livro!

13:58


Olá pessoal, como estão? Bem, ultimamente estou andando bem inspirado para escrever, e separei algumas dicas que eu uso, e que acho que vai funcionar super bem com vocês também. Ficou curioso? É só continuar lendo o post...



Vários blogs, e autores dão várias dicas para desencadear a sua criatividade, e por seus pensamentos no papel para criar seu primeiro livro. A grande maioria destas dicas não me ajudaram, e decidi escrever um pouco sobre como EU fiz para elaborar o meu primeiro livro. Vamos lá?

 1ª Dica: LEIA



Sem dúvidas, está é uma das melhores formas para melhorar o seu desempenho na escrita. Ler lhe ajuda a aumentar seu vocabulário, ajuda na hora de desenrolar e criar o desfecho da sua histórias, ajuda há criar sua narrativa, e criar as cenas que quer transferir para o livro. Enfim, ler é o seu passo inicial, onde você criará uma perceptiva para colocar tudo no papel.

2ª Dica: OBSERVE



Outra coisa que me ajudou, e que com certeza também irá lhe ajudar, é observar. É observando as coisas como lugares, paisagens, pessoas, objetos e milhares de outras coisas, que as características dos cenários e dos personagens vão surgindo. A observação é um modo muito prático e fácil de você ter novas idéias. Pode até parecer tosco, mas o meu empurrão inicial, foi uma briga com meu pai, e um inicio de depressão, as brigas me ajudam a criar os momentos tensos do livro, e melhorar a personalidade e o desempenho dos vilões.

3ª Dica: PESQUISE



A pesquisa é o essencial de todo livro, sempre realize uma pesquisa sobre o assunto que pretende escrever, afinal, ninguém quer cometer gafes e erros no decorrer do livro. Pesquisa não é só baseada em internet, visite museus, exposições, entreviste pessoas, e aí sim você terá um conteúdo legal, e cheio de informações.

4ª Dica: SONHE



Os sonhos foram os meus melhores aliados, foram tantos nos meus sonhos, como dos de amigos e familiares que tirei as ideias para escrever. Sempre coloque uma agenda ao lado da cama, assim que acordar escreva oque sonhou, pois facilita você lembra-lo depois, e desenrolá-lo para criar o enredo do seu livro. Os cenários, espaços e lugares da minha história, foram inspirados em sonhos que tive, é lógico que não é todo dia que virá um sonho que despertará sua criatividade. Não sei se foi só comigo, mas fiz um DreamCatcher, caçador-de-sonhos como chamam aqui em Curitiba, e desde que coloquei ele no meu quarto, eu não me lembrava de sonho nenhum, depois que tirei tudo voltou ao normal.

5ª Dica: NUNCA DESISTA



Não pense que será fácil, os pensamentos se soltam rapidamente da cabeça, e logo vem o desanimo e a preguiça, crie uma rotina de escrita, se você ficar muito tempo sem desenrolar a história do seu livro, ele vai ficar lá jogado e será mais difícil voltar a escrever depois. Pense que desistir é para os fracos, e sempre terá uma "tentação" para que você pare de escrever, o foco é super importante e oque irá fazer você não desistir,  lembre-se de não ser tão excêntrico, você pra os outros não para você.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bem, espero que tenham gostado, e tomem iniciativa de escrever, e é lógico que isso funcionou comigo, pode não funcionar com vocês, mas tentem. Já tive mais de 6 livros que tem toda uma história desenvolvida, mas a falta de tempo fez tudo morrer, nunca largue de escrever. Depois de algum tempo o gosto pela escrita vem, e tudo fluí mais fácil, mas também lembrem-se que nem tudo são flores, mas que você tem potencial.

Então pessoal, gostaram das dicas? Espero que sim. Se você tem alguma dica que usa, escreva aqui nos comentários, vou adorar saber. Obrigado pela visita, e até logo!

Você também pode gostar de:

0 comentários