Resenha - Brida!

21:47


YEEEEEEEEEEY! Como estão vocês? Estou muito animado, já faz certo tempo que estava preparando esta resenha, mas precisava absorver as informações um pouco mais! No post de hoje eu trouxe a resenha de Brida, do autor Paulo Coelho! Já fazia séculos que estava em busca deste livro, não fui tanto pela história, na verdade nem sabia do que se tratava, fui mais por esta capa M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A! Conheci o livro por um grupo esotérico no Facebook e me surpreendi muuuuuito com a história! Bora conferir a resenha...


Muitos de vocês já sabem que sou apaixonado por misticismo, esoterismo, magia e mistério, sempre procuro me aprofundar e sempre conhecer mais sobre. Em uma das visitas em um grupo do Facebook (Armário das Vassouras) encontrei uma foto do livro, achei a capa maravilhosa e logo busquei localizar o livro em algum lugar, sem muito sucesso pedi o ISBN para a moça que fez o post na página e descobri que o livro pertencia a uma edição de 1995 da Editora Rocco, uma edição mais velinha e difícil de encontrar. Apesar de existirem dezenas de novas edições, fui persistente e encontrei um exemplar com um bom estado de conservação, não pensei 2 vezes e logo fiz o pedido, comprei pelo Sebo Traça, um sebo online com um extenso catálogo, o livro chegou rapidinho e bem embalado!


O livro conta a trajetória de Brida, uma jovem de 21 anos que gosta bastante de misticismo/esoterismo, mas ainda sim com muitas dúvidas. Brida mora na Irlanda e busca respostas através da magia, e é aí que ela conhece o Mago Folks, que lhe apresenta a Tradição do Sol e a Tradição da Lua, as duas formas onde ela pode adentrar neste mundo. A Tradição do Sol é a busca do conhecimento através da natureza e a Tradição da Lua traz a sabedoria através do tempo. Brida resolve iniciar pela Tradição do Sol, onde o Mago Folks tenta iniciá-la, Brida descobre o primeiro conhecimento que é: A vida é uma noite escura que precisa ser vivida apesar dos mistérios. Mas Brida fica perdidona e totalmente confusa, em vez de solucionar sua dúvidas, elas se multiplicam cada vez mais.

 
Brida resolve tentar buscar a magia através da outra tradição, a Tradição da Lua, onde ela conhece a Feiticeira Wicca que lhe ajuda a buscar seu dom pela tradição. Wicca começa iniciar Brida pelos rituais, onde ela encontra suas antepassadas e um pouco da história das antigas bruxas, em um desses rituais, Brida toma como aprendizado a existência da Outra Parte, que não é nada mais, nada menos que o par perfeito. Mas não, sem mimimi, é incrível! A Outra Parte quer dizer em outras palavras você mesmo, sua alma dividida em duas, um homem e uma mulher, a nossa missão é encontrar-mos a nossa Outra Parte. Brida começa ficar meio "obcecada" com tudo e tenta buscar indícios no próprio namorado e tentar desvendar se ele é mesmo a sua Outra Parte. Isso tudo é muito bem estruturado e apresentado de uma forma com que o leitor fica de queixo caído, pensando em como nunca havia pensado naquilo, fantástico!


Desde o começo já temos o conhecimento de que a verdadeira Outra Parte de Brida é o Mago Folks, o que tenta ensinar magia a ela pela Tradição do Sol. Em meio aos novos conhecimentos sob a Outra Parte e novos domínios sobre a Tradição da Lua, Brida transita entre estas duas tradições, sempre buscando solucionar o maior número de dúvidas possíveis, e é a cada encontro com o Mago que Brida se sente mais ligada a ele, mas sem sequer imaginar que estava lado a lado com sua Outra Parte, fica aí meio que um triângulo amoroso entre Brida, seu Namorado e o Mago. Brida tenta desvendar cada vez mais os mistérios da vida, mas como sempre novas dúvidas vão surgindo, por este motivo que o Mago se referia a vida como a Noite Escura e apesar de tudo deve ser apenas vivida.


Na fila da vida nós somos Brida, pelo menos eu me senti muito ligado com ela e com suas questões sobre a vida, que constantemente nós nos perguntamos, o porque da nossa existência, o universo, tudo. A semelhança entre as complicações na vida de Brida e a das nossas são imensas, é impossível não se identificar com ela e com todos os acontecimentos descritos no livro, é tão aconchegante, é como ler sua vida adaptada em um enredo fantástico.

Se você está meio tristinho, sem muita vontade de viver, com o peso do dia a dia nas costas, é a hora perfeita para embarcar nesta leitura! O livro contém mensagens escondidas que até podem nos passar despercebidas, mas você sente que captou aquilo, é incrível como meus pensamentos se esvaíram e eu vivi só aquelas páginas, foi de longe uma das leituras mais prazerosas que já li na minha vida, gostaria muito de uma continuação.


Paulo Coelho é super conhecido em vários meios, principalmente no literário, onde já teve seus livros publicamos em mais de 150 países e em 66 idiomas, o cara é f*da! É a primeira vez que leio algo do autor e me apaixonei total pela narrativa e pelas mensagens escondidas pelo livro, o que puxa o livro para o auto-ajuda. Já consegui outro livro do autor e escolhi "O Alquimista", espero poder ler logo, sou muito chato com edições e estou buscando encontrar as primeiras lançadas, tenho certo apego por livros mais velhinhos e surrados, eles nos transmitem histórias ainda melhores. Se você já leu algo do autor, por favor me recomende qual gostou mais, pretendo concluir sua obra completa ainda este ano!

Como eu disse, eu acho esta capa maravilhosa, a ilustração da capa é linda! Não custa fazer um apelo para uma reedição para o pessoal da Editora Rocco, não é mesmo? O livro já é sucesso, uma nova edição seria uma boa, já que o livro é dificilmente encontrado.

"Não são as explicações que nos levam para frente; é a nossa vontade de seguir adiante!"

Em 1998 a Rede Manchete tentou adaptar o livro para uma novela, mas não deu muito certo, foi um total fracasso, somente alguns capítulos foram gravados mas quase nem chegaram a ser reproduzidos!


Nota: ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ - Livro maravilhoso, ótima narrativa e enredo bem desenvolvido!

Dados do livro:
ISBN-139788532505897
ISBN-108532505899
Ano: 1995
Páginas: 128
Idioma: Português 
EditoraRocco

A resenha ficou um pouco grandinha, mas isto retrata um pouco do meu amor pelo livro, super recomendo! Para quem assim como eu faz questão de ter esta edição, é um pouco difícil, mas o Sebo Traça ainda possuí alguns exemplares, então corre, hehe! Espero que tenham gostado do post e das fotos! Encontro vocês no próximo post, abraço!    Sorriso Largo Emoticon 


Você também pode gostar de:

0 comentários