Entrevista com Chris Salles

17:35


A entrevista que eu trouxe hoje é com uma das rainhas do Wattpad: Chris Salles.
Sorridente, fofa por dentro e por fora e simpática em um nível que não dá nem pra medir!
Quando perguntei se cedia uma entrevista para o nosso amado Somente o Necessário ela nem pestanejou.
Sucesso na plataforma digital do Wattpad, teve mais de 3 milhões de leituras no seu livro recém-publicado pela Planeta Livros: o Diário Internacional de Babi.



Adri: Qual o primeiro livro que te transformou em leitora e qual sua idade ao lê-lo?
ChrisNão foi apenas um, mas vários. Como minha mãe é professora sempre tivemos muitos livros pela casa, então não me lembro qual foi o primeiro de fato que peguei na estante e me transformou em leitora. Mas a versão infantil de Dom Quixote para crianças me marcou bastante. É um livro do qual me lembro até hoje.

Adri: Quando você descobriu que era escritora e quando você decidiu que iria seguir em frente com o seu sonho?

Chris: Sempre escrevi desde pequena e o sonho de ser escritora me acompanhou durante vários anos, mas acredito que foi aos catorze que eu realmente comecei a querer transformar minhas histórias em livros para outras pessoas lerem. Só que isso só aconteceu de fato aos dezenove, quando comecei a postar no orkut. Eu tinha muito medo de não agradar com minhas histórias por isso levou tempo até que o mundo conhecesse os mundos que existiam na minha cabeça. rs



Adri: Ser escritor no Brasil não é nada fácil e você se autopublicou, tanto no NRA, quanto no Wattpad. Qual é a sensação de fazer parte do time da Planeta com o DIB?
ChrisA sensação é de que não estou mais sozinha nessa e que existem pessoas realmente acreditando em mim. Por mais que o público ame o que você escreve no universo on line ter um respaldo de pessoas de carne e osso fazendo o melhor pela sua história é como um aval de que você realmente é um escritor e merece o tempo deles gasto contigo.

AdriVocê é o tipo de escritora arquiteta (que planeja tudo) ou jardineira (que semeia a ideia e deixa acontecer)?
 ChrisNo começo, quando era mais nova, fazia apenas uma lista dos personagens, um pequeno resumo do que eu queria que acontecesse e já começava a escrever desenfreadamente. Hoje sou mais comedida. Faço ficha dos personagens com bastante detalhe, elaboro os arcos com calma pensando no clímax necessário em cada parte da história e me preocupo com o excesso de informação desnecessária. Mas mesmo tendo todo esse cuidado, às vezes deixo a história fluir. Cada uma tem um ritmo natural e sem querer ela acaba te levando a lugares que você nunca imaginava ser possível. 



AdriTem livro novo vindo por aí?
Chriser... Que tal a gente falar sobre o Dylan O'Brien? Brincadeira. Eu sempre uso algum gif do Dylan no Wattpad quando as pessoas me perguntam algo para o qual eu ainda não tenha uma resposta. É o meu "desviador de atenção instantâneo". rs Mas a verdade é que por enquanto não tenho notícias sobre livros que serão publicados. Nem sobre o Diário Internacional de Babi 2, pois o 1 foi lançado a poucos meses. Mas enquanto isso estou pensando em escrever no Wattpad um que se passe no mesmo universo do meu outro livro: Mens@gens. Ele aconteceria dois anos antes, com algumas personagens já conhecidas (Bernardo e Lelê) e outra inédita. Também tenho ideia para outro livro passado fora do Brasil, mas ele ainda esta na minha cabeça mesmo.

AdriO que a Chris Escritora diria para a Chris Leitora?
Chris"Filha, eu sei que você adora shippar, mas não dá pra colocar o casal principal se beijando já no segundo capítulo."
Foto de Bruna Fontes (@queenbrubs)


AdriQual a melhor coisa que te aconteceu a partir do momento em que você se tornou a “Chris escritora”?
ChrisAinda estou lidando com isso, na verdade. Meus amigos antigos do ensino médio vem me dar os parabéns eu eu geralmente pergunto: Mas pelo o quê? Aí lembro que é por causa do livro. rs No entanto, o gostoso mesmo foi poder receber o carinho dos meus leitores pessoalmente (coisas que só uma bienal pode fazer) e saber que de alguma forma mudei a vida deles para melhor. Várias pessoas chegaram até mim dizendo que modificaram seu pensamento com relação à família ou superaram o medo de água por causa de minhas histórias.

AdriMúsica influencia na sua escrita? Como é o seu processo criativo?
ChrisSim. Amo música e geralmente crio playlists que tenham relação com a história para que eu possa ouvir antes de começar a escrever o capítulo. Não consigo me concentrar a ponto de ouvir e escrever porque sou levada pelo ritmo e pela letra. Mas sempre que posso insiro alguma música na narrativa. Com O diário Internacional de Babi foram várias porque Theo é um aficionado por música como eu. Já em Mens@gens posso dizer que a música mais forte é Wonderwall do Oasis. Ela tem tudo a ver com a relação dos personagens Cléo e Bernardo.

Foto de Chris Salles (@christsalles)
Adri: Como você lida com os famosos “bloqueios criativos”?


Chris: Eu não lido. Eu os evito até que passem. rs Mentira, eles até que são bem produtivos para mim, porque se a história trava na minha cabeça eu paro e começo a escrever outra totalmente diferente. O diário Internacional de Babi surgiu assim. Eu estava escrevendo uma distopia no Wattpad, travei e decidi me dedicar a algo mais próximo da realidade. 

AdriQue parte do seu dia você costuma separar para a escrita? E você enxerga escrever como um hobby ou profissão?
ChrisComo dou aula e estou terminando a faculdade de Letras tenho dedicado pouco tempo. Mas prefiro a parte da manhã, acordar bem cedinho lá pelas cinco ou seis, tomar um capuccino e sentar para escrever. Sou uma "morning person" naturalmente e à noite estou destruída, sem criatividade ou vontade de fazer nada.


Sempre levei a escrita como uma paixão e sempre irei escrever. Se puder tornar isso meu único trabalho vai ser a realização de um sonho. Fico imaginando quantos livros mais poderia criar e com uma qualidade ainda melhor.



Adri: Como sua família lida com uma escritora na família?

ChrisFoi um susto, pois ninguém sabia que eu escrevia. Quero dizer, todo mundo me via escrevendo muito ou lendo muito, mas nunca verbalizei para eles que queria ser escritora. Quando soube que iria publicar um livro minha avó chorou de orgulho.



AdriVocê se inspira em algum escritor ou escritora na hora de escrever?
ChrisAntes eu me inspirava nas histórias, hoje presto mais atenção aos recursos narrativos utilizados. É claro que os tempos são diferentes, mas Machado de Assis e Jane Austen são os meus preferidos no quesito exploração da ironia. O humor deles é incrível e refinado. Já sobre autores contemporâneos de YA amo a Paula Pimenta e a Stephanie Perkins, e acho que meu estilo seja mais parecido com esta última. No quesito distopia meu coração é de Suzanne Collins de Jogos Vorazes e na fantasia ninguém supera a J.K.

AdriQuais os gêneros que a gente pode encontrar na sua estante? (Os três mais lidos).
ChrisEu acabo lendo mais infanto juvenis e New Adult porque é mais próximo do meu público, mas minha estante é bem variada. Tem desde romances policiais, históricos, até livros de fantasia.

RAPIDINHAS 

Uma cor?
Mint (é um verde pastel rs)

Um número?
5. Dia do meu aniversário.

Uma música?

Que coisa difícil! Acho que Bitter sweet symphomy do The Verve sempre vai ser a minha música. Embora eu ame também Somewhere only we Know do Keane.

Um filme?
Outra pergunta difícil. Fico sempre na dúvida entre O grande Gatsby e Mensagem para você.

Uma série?
The O.C.

Um(a) escritor(a)?
São tantos, mas vou ficar com Jane Austen. 


Um ator/atriz?
Ator Tom Hanks. Atriz Jennifer Lawrence.

Uma comida?
Pipoca

Uma lembrança boa?

O abraço de cada leitor na bienal de São Paulo desse ano.

Uma motivação?
Cheirinho de café fresco do lado de dentro e de terra molhada no de fora.


Chris: Bom, acho que é isso. Um beijo, Dri. Obrigada pela entrevista

<3

Eu que agradeço pela entrevista, Chris!



Você também pode gostar de:

0 comentários